Prefeitura de Teresina – Com o intuito de tornar Teresina uma cidade preparada para lidar com as mudanças climáticas, a Prefeitura de Teresina, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT), apresentou nesta quarta-feira (27/04), as “Ações recomendadas de resiliência e sustentabilidade”, a partir dos resultados do diagnóstico do Programa de Resiliência Urbana, para a governadora Regina Sousa e equipe técnica estadual. O prefeito Dr Pessoa deu apoio para o projeto que trará melhorias para a cidade.
Uma equipe da Organização está em Teresina para entregar os resultados e dar continuidade a implementação de comissões para ações mais assertivas no município. Já aconteceu primeiro encontro com o prefeito da capital, Dr Pessoa, e representantes das pastas municipais. Esse trabalho é acompanhado pelo departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).
“Com esse documento, nosso foco é a capacidade da cidade de lidar com o que comumente chamamos de choques e estresses. Por exemplo: fortes chuvas. Como Teresina consegue funcionar e se adaptar nesse cenário? O município tem esse suporte para fazer o planejamento das nossas ações de adaptação e combate às vulnerabilidades da cidade. O prefeito Dr Pessoa recebeu muito bem esse projeto e vamos seguir trabalhando de forma mais específica com os atores envolvidos”, explica Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030, departamento da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan).